Cooperativismo
Princípios para a vida toda Fundamentado pela união das pessoas, o cooperativismo é considerado uma filosofia de vida. Seus princípios baseiam-se na construção de uma sociedade mais humana e igualitária. O cooperativismo é a forma ideal de uma organização que preza pela participação democrática e, muito mais do que assistencialismo, trabalha com a valorização do ser humano, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento educacional. Seu surgimento ocorreu da união de pequenos e médios produtores rurais, que fundaram sociedades cooperativistas, construíram silos e armazéns, adquiriram frotas para o escoamento da produção e disputaram mercados em condições de igualdade com as grandes corporações do setor. O modo de administrar do sistema ocorre por meio de cooperativas que aliam a democracia e a participação dos associados à gestão moderna e eficiente que a tecnologia e a ciência permitem. Cooperativas são empresas diferentes das demais, pois colocam o ser humano em primeiro lugar. Atualmente, o sistema cooperativista é referência como uma das formas mais modernas e justas de trabalho. É a essência da Aurora, que por meio dos seus valores mantém ações de responsabilidade social e ambiental que proporcionam melhor qualidade de vida no campo e na cidade. Hoje, o sistema cooperativista é referência como uma das formas mais modernas e justas de trabalho. Os sete princípios do cooperativismo:
- 1. Adesão voluntária e livre;
- 2. Gestão democrática pelos membros;
- 3. Participação econômica dos sócios;
- 4. Autonomia e independência;
- 5. Educação, formação e informação;
- 6. Intercooperação;
- 7. Interesse pela comunidade.
Cooperativas Filiadas A Aurora Alimentos é uma cooperativa central formada por outras 12 cooperativas singulares. Sua principal função é apoiar estas cooperativas que, por sua vez, apoiam os produtores rurais. Juntas, representam mais de 100 mil famílias seguindo os valores da cooperação em mais de 500 municípios brasileiros onde há unidades Aurora.

Quando trabalham unidas as cooperativas são mais fortes, por isso existem organizações como a Aurora. Outros exemplos são o Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil (SICOOB), a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e a Federação das Cooperativas Agropecuárias (FECOAGRO).